Quando pensamos em personagens do McDonalds e shakes, não imaginamos que possa haver nada de errado relacionado a um assunto tão infantil e feliz, não é mesmo? É aí que se esconde o perigo.
No último fim de semana, meu filho de 8 anos chegou da escola contando uma nova brincadeira que divertiu ele e os amigos. Segundo ele, a brincadeira chama-se Grimace Shake e era um tipo de 'pega-pega' onde quem é pego, vira zumbi e assim por diante.
Fiquei intrigada com o nome bem específico da brincadeira e, como sempre, pensando "por que essas crianças sempre brincam de zumbi e coisas do tipo", fui buscar na internet sobre o assunto para entender se é um desenho, um jogo, ou de onde surgiu a tal brincadeira. Fiquei horrorizada com o que encontrei.
Grimace Shake é uma 'trend' que surgiu na internet em Junho de 2023, super recente, envolvendo a edição comemorativa de Shake do McDonalds, em homenagem a um personagem antigo da rede, o Grimace.
Essa trend viralizou no TikTok e outras redes, onde vídeos mostram jovens tomando o shake roxo do McDonalds e em seguida esses jovens mortos ou zumbis, com meleca roxa pelo corpo ou pela cena, insinuando que a causa foi o Grimace Shake.
O que mais me assusta nessa trend são as imagens fortes de horror, meticulosamente construídas por jovens que querem viralizar, então quanto mais real e terrível for a cena, mais likes eles ganham e isso acaba difundindo um mar de terror pela internet. E o mais preocupante é que essas cenas são atribuídas a um assunto infantil, onde com certeza uma criança que vê, fica impressionada.
Mas qual o problema do contato da criança com esse tipo de conteúdo?
Ao meu ver, cada vez que a criança entende a morte e o horror como brincadeira, menos valor ela dá a vida. Eu, como mãe, escolho poupar meus filhos do contato com este tipo de conteúdo. Eu prefiro direcionar a atenção deles a coisas positivas e construtivas e conteúdos que eu quero que eles tenham em pensamento e sonhos.
Mesmo assim, nossos filhos convivem com outras crianças longe dos nossos olhos e acabam tendo contato com conteúdos indesejados, seja através do celular do colega na escola, ou mesmo os assuntos que conversam entre si.
Cabe a nós estarmos atentas aos assuntos que estão rolando na internet, youtube e afins e, principalmente, aos comentários que as crianças trazem pra casa. Veja, descobri esse horror através de um comentário inocente do meu filho sobre a brincadeira daquele dia na escola. Como chegou essa brincadeira na escola? Pode ser comentário de um colega que viu no celular do irmão mais velho... um 'boca a boca' silencioso que acontece e a gente não vê.
Infelizmente, muita coisa ruim está sendo disseminada descontroladamente e o que parece inocente, muitas vezes tem coisas negativas misturadas e pode desencadear sérios efeitos futuros para nossos pequenos.
Para quem quiser saber mais sobre esse assunto do milkshake roxo, abaixo o link de um vídeo em português que explica mais detalhes, mas fazendo uma busca rápida no google sobre a trend do Grimace Shake encontramos mais conteúdos.
Fica aqui meu abraço apertado a todas a mamães que compartilham da mesma preocupação e vontade de proteger nossos pequenos! Juntas, somos mais fortes!
Com carinho,
Mônica
Comments