A volta às aulas pode ser um desafio e tanto quando se trata de reestabelecer a rotina com as crianças, mas algumas estratégias simples podem tornar essa tarefa mais leve e divertida!
As férias de Julho chegam ao fim e após um mês inteiro de tempo livre, passeios durante a semana, brincadeiras o dia todo, filme até mais tarde, horários mais flexíveis e em alguns casos, muuuitos mimos dos avós, chega o momento de voltar a rotina escolar. Para as crianças, tédio total. Para os pais, um super desafio. Horários, deveres, tarefas, atividades, lanche, uniforme... nossa, que mundo adulto chato. O bichinho da preguiça pica as crianças e elas ficam em câmera lenta na hora dos deveres.
Do ponto de vista adulto da coisa, são apenas obrigações a cumprir, mas se mergulharmos no mundo infantil um pouquinho, conseguimos tornar mais lúdica e divertida cada tarefa da rotina. Coisas simples que me ajudam demais no dia a dia e são essas dicas que quero compartilhar aqui:
1. Despertador surpresa
Chega de barulho chato de despertador! Que tal começar um dia com uma música animada, talvez um "bom diaaa! O sol já nasceu na fazendinha" por exemplo? Se não funcionar, apelamos para a formiguinha das cócegas. Sempre funciona!
2. Missão enigmática
Transforme o caminho até a escola em uma aventura! Crie charadas e brincadeiras, por exemplo quem vê mais carros de determinada cor pelo caminho, ganha. Carros parados valem 10 pontos, enquanto carros andando, valem 20. Cada dia será uma nova chance de brincar.
3. Ambiente motivador
Crie um ambiente motivador para seus filhos, decorando o quarto com elementos relacionados à escola, como por exemplo uma lousa adesiva para anotar lembretes e recadinhos. Deixe a criança decorar seu material com etiquetas escolares personalizadas e desenhos que dêem personalidade ao seu material e faça-a se sentir responsável.
4. Lanche curioso
Envie recadinhos no lanche, em um postit ou até mesmo no guardanapo. Podem ser mensagens encorajadoras, amorosas e até charadas, para a criança responder quando voltar. Uma simples atitude que gera curiosidade e conexão.
5. Exemplo ensina mais que palavras
Mostre interesse genuino pelas atividades escolares dos filhotes! Demonstre empolgação pelas descobertas do mundo da criança, participe ativamente dos trabalhos (mas lembre-se de não fazer por eles). Que tal um quiz semanal sobre os assuntos aprendidos, com direito a prêmio simbólico?
Gamificar, ou seja, utilizar ténicas de jogos como desafios, pontuações e recompensas, estimula a criança a participar e desperta curiosidade pelas próximas 'fases do jogo', além de gerar uma conexão mágica entre pais e filhos.
Tem mais alguma dica que pode ajudar a tornar as tarefas diárias mais leves? Conta pra mim! ;)
Beijos,
Mô
Comments